Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade.

Por quê?

Dados importantes sobre a saúde mental na adolescência

A adolescência é um período crucial para o desenvolvimento e manutenção de hábitos sociais e emocionais importantes para o bem-estar mental. Estes incluem: a adoção de padrões de sono saudáveis; exercícios regulares; desenvolvimento de enfrentamento, resolução de problemas e habilidades interpessoais; e aprender a administrar emoções. Por isto, o cuidado dos pais com os filhos neste momento costuma ser determinante para a qualidade de vida e de futuro desses.

Alguns poucos números que apontam a importância do cuidado emocional nesta fase da vida:

  • Em todo o mundo, estima-se que 10% a 20% dos adolescentes vivenciem problemas de saúde mental, mas permanecem diagnosticados e tratados de forma inadequada.
  • Estima-se que 62 mil adolescentes morreram em 2016 como resultado de autolesão.
  • Em todo o mundo, a depressão é a 9ª causa de doença e incapacidade entre todos os adolescentes, a ansiedade é a 8ª principal causa.
  • O suicídio é a 3ª principal causa de morte entre adolescentes mais velhos (15 a 19 anos).
  • Muitos comportamentos de risco para a saúde, como uso de substâncias ou risco sexual, começam durante a adolescência. 
  • Em 2016, com base em dados disponibilizados por 130 países, estimou-se que 5,6% dos jovens com 15 e 16 anos já haviam consumido cannabis ao menos uma vez no ano anterior.

Quais os principais benefícios da Terapia de Adolescentes?

Saúde Mental e Emocional

Melhoras em diversos quadros, como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, abuso de substâncias, automutilação, déficit de atenção (TDAH), pensamentos de morte, TOC, transtorno de humor e estresse.

Expressão dos Sentimentos

O adolescente passa a tomar consciência do que ele mesmo pensa e passa a elaborar melhor os sentimentos aliviando uma série de sintomas típicos dessa fase, como a agressividade, a ansiedade e a introversão.

Autoconhecimento e Autoconfiança

A descoberta de seus próprios padrões de comportamento, verdadeiras motivações dos seus atos e qualidades ajudam o adolescente a desenvolver seu senso de "eu" com bases sólidas, se amar e lidar melhor consigo.

Auto-Responsabilização

O adolescente passa a perceber que também é responsável pelas boas relações, a entender e respeitar as limitações dos demais, saindo da posição de vítima e desenvolvendo sua autorresponsabilidade.
O que é?

Entenda o que é o processo de Terapia de Adolescentes

O processo de psicoterapia de adolescentes tem seu início na transição do final da fase infantil (10 aos 12 anos), passando pela pré-adolescência (12 aos 14 anos) finalizando na juventude (18 aos 25 anos). Nesta etapa ocorre diversas mudanças no corpo, no comportamento e no psicológico do ser humano.

Logo na primeira sessão temos o cuidado realizar um forte vínculo com o nosso cliente (adolescente). Neste sentido priorizamos no primeiro contato, acolher a queixa realizando um forte contrato terapêutico, deixando-o assim confortável e seguro.

Após está conversa inicial, solicitamos que os pais entrem na sessão e orientamos sobre o processo. Nesta sessão inicial levantamos com os mesmos dados sobre a história de vida do cliente (adolescente) e apresentamos as etapas do processo de análise, que geralmente ocorre nas primeiras 5 sessões.

Passado as sessões de análise, convidamos os pais para uma consulta, onde iremos apresentar nosso diagnóstico, sobre a queixa levantada inicialmente, juntamente com as etapas do tratamento e orientações preliminares.

Fique tranquilo adolescente, toda conversa que for realizada com seus pais, antes, teremos o cuidado de alinhar os aspectos e detalhes da sua intimidade que serão reservados, para não expor você, fechado!

Assim garantimos sua segurança e conforto no processo, respeitando sua individualidade, seguindo rigorosamente nosso código de ética.

Fica muito evidente nossa preocupação em deixar você adolescente confortável, no seu processo de psicoterapia.

Na construção da sua personalidade, o adolescente acaba naturalmente gerando algumas mudanças, na dinâmica familiar, ou seja, é uma fase de descoberta, adaptação e escolhas importantes. Neste contexto, percebemos o quanto se tornou necessário a psicoterapia com adolescentes, principalmente na orientação com os pais, que por vezes acabam perdidos, com este novo.

Hoje estamos passando por mudanças enormes, enfrentando desafios em diversas áreas, como no mercado de trabalho, na escolha profissional, diante da sexualidade, no uso de drogas, em nossos relacionamentos, e na relação com a tecnologia, ou seja, está mais complexo viver no mundo.  Surgem diversas questões neste cenário; como melhor orientar? Educar? Cuidar de nossas famílias neste novo mundo.

Acreditamos que juntos podemos encontrar um caminho saudável para você, que está vivendo essa fase da adolescência, passando pela formação de sua individualidade.

Deixamos um recadinho para todos; sintam-se acolhido, pode ser que, tudo parece muito confuso, mas não precisa desesperar, você não está sozinho(a), estamos preparados para compreender seus dilemas emocionais, e ajudar nesta fase que é a adolescência.  Temos convicção que o processo de terapia, pode contribuir, neste universo de descobertas, escolhas e aprendizados.

Para quem?

Saiba reconhecer quando a psicoterapia é fundamental

A psicoterapia é indicada para todo adolescente durante o processo de seu desenvolvimento enquanto ser, pois facilita o processo de descoberta de si e de suas capacidades, ajudando no amadurecimento de um adulto saudável, feliz e realizado.

No entanto, algumas situações podem exigir o cuidado de um psicoterapeuta como forma de auxílio à família e ao adolescente para o enfrentamento e superação dos principais desajustes mentais que podem surgir na adolescência como: 

  • transtorno de déficit de atenção e hiperatividade [TDAH];
  • transtorno de conduta e transtorno desafiador opositivo;
  • transtornos relacionados ao estresse;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • transtornos de ansiedade;
  • transtornos do humor.

Também é fortemente recomendada àqueles adolescentes que passaram por situações que estejam resultando em sofrimento emocional como traumas de infância, isolamento social, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade ou depressão.

Não permita que o período mais importante para o amadurecimento e consolidação da personalidade adulta deixe cicatrizes para a vida toda.

Ajude seu filho a ser protagonista da própria vida!

plugins premium WordPress