Linha Psicoterapêutica
Gestalt-Terapia
Gestalt-terapia é uma forma de Psicoterapia, o que significa que é uma especialidade da Psicologia, que surgiu e se consolidou nos Estados Unidos da América, entre as décadas de 1950 e 1960. Essa especialidade chegou ao Brasil nos anos 1970, e aqui criou raízes. Por ser uma terapia que valoriza o contato pessoal, o respeito incondicional pelo ser humano e de estilo mais informal na relação terapêutica, a Gestalt-terapia encontrou terreno fértil em nosso país, cuja marca sempre foi a de pertencer a um povo caloroso e batalhador.
A Gestalt-terapia foi criada e desenvolvida a partir de filosofias e métodos diversos que, em harmonioso diálogo entre eles, formam uma prática coesa e eficaz. Por curiosidade, algumas das filosofias que influenciaram a Gestalt-terapia foram: o Existencialismo Fenomenológico, o Humanismo, a Teoria Holística/Organísmica, a Psicologia Corporal, o Psicodrama, o Zen-Budismo, dentre outros.
Sendo uma Psicoterapia, quando falamos em Gestalt-terapia estamos falando de um dos estilos próprios de se fazer Psicologia, seja para quando você procura um atendimento clínico de Psicologia, seja quando encontra com um psicólogo em algum outro ambiente em que ele está presente.
Por isso, o que chamamos de Gestalt-terapia aqui refere-se à forma que o psicólogo enxerga a vida, se porta diante do trabalho, a postura que se espera do paciente em tratamento, os métodos e os objetivos do trabalho. Para resumir: na Gestalt-terapia buscamos considerar o ser humano em sua totalidade, valorizando tanto seu sofrimento e adoecimento, quanto qualidades e potenciais de crescimento.
O paciente em tratamento é acolhido como o ser completo que é, em uma relação em pé de igualdade com o psicólogo, o que significa que acreditamos que, embora precise neste momento de ajuda, ele que é capaz de compreender e responsabilizar-se pelo seu sofrimento melhor do que ninguém.
Desta forma, o foco do psicólogo será o acolhimento, a honestidade, a transparência e o empenho no tratamento e desenvolvimento do paciente, enquanto o paciente será convidado a todo momento a participar como agente ativo no processo e vivenciar, junto com o terapeuta, o enfrentamento de seus problemas. Em nossa metodologia, utilizamos de técnicas, vivências, orientações, “tarefinhas de casa” e da própria relação de qualidade para alcançar estes objetivos.
Por se tratar de uma psicoterapia de foco e contato, a Gestalt-terapia possui um ritmo dinâmico de troca e crescimento recíproco, em que ambos, terapeuta e paciente, crescem juntos no tratamento. Por isso a ideia é que as sessões sejam fluidas e que o paciente possa se desenvolver a ponto de não depender do tratamento, mas sim que adquira recursos e elaborações suficientes para seguir sozinho, ao fim do tratamento.
Por isso também, é uma psicoterapia capaz de proporcionar resultados rápidos e satisfatórios com sessões semanais. A “alta” acontece quando paciente e psicoterapeuta concluem que os objetivos foram alcançados, e que é momento de seguir sozinho, sempre sob a consideração de que o tratamento pode ser interrompido a qualquer momento, já que é o paciente o melhor juiz a respeito de suas necessidades.
Pretendemos ajuda-lo a crescer e moldar-se em algo novo e melhor, partindo de e não se perdendo do que essencialmente se é.
Texto por: Lucas Germani Wendt, psicólogo e Gestalt-terapeuta.