Cada vez que ensinamos algo a uma criança, evitamos que ela mesma invente. Por outro lado, aquilo que lhe permitimos descobrir por si mesma permanecerá com ela visível para o resto de sua vida.

Por quê?

Alguns fatos sobre a saúde emocional infantil

A infância é o período mais importante do processo de desenvolvimento psicológico do ser humano e muitas memórias, crenças e hábitos adquiridos neste período perduram e afetam toda a vida, ajudando ou dificultando o indivíduo no alcance de seus sonhos e objetivos enquanto adulto.

Também é a fase mais curta de nossa história enquanto seres e àquela na qual temos a maior dificuldade em entender, processar e reagir adequadamente aos acontecimentos em nossa vida e ao nosso redor, fazendo com que facilmente as reações infantis sejam mal interpretadas perpetuando e amplificando problemas, que com ajuda, seriam fáceis de serem tratados.

Por isto, zelar pela saúde psicológica infantil é o ato de amor mais efetivo que os pais podem ter. Uma criança saudável emocionalmente se tornará um adulto muito mais capacitado para lidar com a vida e seus desafios, incluindo o de transformar seus sonhos em realidade.

Quais os principais benefícios da Psicoterapia Infantil?

Absorção de Aprendizados

Aprendizados cognitivos, educacionais dos valores e comportamentos humanos. Contribui também para a tomada de decisão dos pais em relação ao deenvolvimento da criança dentro das 9 inteligências mapeadas.

Relacionamento Familiar

Alinhamento das expectativas enquanto pais na educação dos seus filhos, proporcionando uma melhora no comportamento das crianças e ajudando o casal a ser um time na criação dos filhos, gerando relações saudáveis.

Pertencimento e Vínculos

O momento da terapia atua um local de refúgio para os momentos de dificuldade infantil e familiar. Dessa maneira, o vínculo familiar é fortalecido, diminuindo a distância entre os filhos e os demais membros.

Autoconfiança e Autoestima

Crianças que aprendem a ter autoconfiança e autoestima saudáveis e baseadas em aprendizados concretos durante o seu desenvolvimento se tornam adultos assertivos e capazes de superar desafios.
O que é?

Entenda o que é o processo de Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Utilizando recursos lúdicos os comportamentos são observados trabalhados conforme as dificuldades ficam evidentes.

As atividades lúdicas são essenciais nesse processo de diagnóstico, por permitirem que sentimentos como angústias ou tristezas, sem causa aparente, sejam demonstradas e tratadas.

Comumente, a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante o atendimento. Assim, essas brincadeiras possibilitam a interação com o psicólogo, permitindo que ele encontre caminhos para aliviar o sofrimento e ajudá-la.

Assim, a terapia infantil é utilizada para identificar os conflitos que estão gerando dor e desconforto e que afetam o bem-estar não só dos pequenos, mas também dos pais ou responsáveis por não conseguirem encontrar uma saída para o problema.

Por meio desses jogos lúdicos, o psicólogo consegue abordar o mundo infantil, considerar as necessidades particulares e os caracteres especiais de cada criança. O maior referencial é o sofrimento da criança, e o objetivo a ser alcançado é auxiliá-la na busca de caminhos para sentir-se melhor.

Também são realizadas sessões com os pais de acordo com a necessidade observada no processo para reestabelecer a saúde, o conforto e os vínculos saudáveis do núcleo familiar. Desta forma a psicoterapia infantil também orienta a família para que possam estabelecer e manter um ambiente saudável.

Como é o local?

Veja nosso espaço para atendimento infantil

Para quem?

Saiba reconhecer quando a psicoterapia é fundamental

A psicoterapia é indicada para toda criança durante o processo de seu desenvolvimento enquanto ser, pois facilita o processo de descoberta de si e de suas capacidades, ajudando na construção de uma autoestima saudável e sólida.

No entanto, algumas situações podem exigir o cuidado de um psicoterapeuta como forma de auxílio aos pais para o enfrentamento e superação de dificuldades, como: baixo rendimento escolar, dificuldade de aceitação de regras, dificuldade de relacionamento com outras crianças, dificuldade em manter a concentração ou constantes reclamações dos professores.

Também é fortemente recomendada àquelas crianças que passaram por situações que estejam resultando em sofrimento emocional como traumas de infância, isolamento social, timidez excessiva, agressividade, hiperatividade ou depressão.

Não permita que o período mais importante para o desenvolvimento da personalidade de seu filho deixe cicatrizes para a vida toda.

Agende já uma primeira consulta e ajude seu filho a ser protagonista da própria vida!

plugins premium WordPress