Linha Psicoterapêutica
Terapia Cognitivo Comportamental
Você já ouviu falar em Terapia Cognitivo Comportamental? Existem várias formas de abordar o ser humano em seus aspectos psicológicos e a TCC é uma delas, sendo muito utilizada atualmente no tratamento de de diversas perturbações do humor, como ansiedade, depressão, pânico, raiva. Também se mostra muito eficiente na resolução de problemas de relacionamento, estresse, autoestima, distúrbios alimentares e outras dificuldades que podemos encontrar no dia a dia.
O termo “cognitivo” refere-se àquilo que pensamos e como pensamos. Já o termo “comportamental” diz respeito à maneira como agimos, como nos comportamos. A TCC tem como foco a compreensão dos pensamentos, das crenças e dos comportamentos que estão relacionados ao nosso humor e nossos sentimentos.
A premissa básica da TCC é que o que nos afeta não é o que nos acontece, o evento em si, mas sim o significado que nós damos a esse evento, ou seja, o que pensamos a respeito dele. Esse significado está intimamente ligado a algumas crenças que adquirimos durante nosso desenvolvimento, sobre nós mesmos, sobre o mundo, sobre o futuro.
Vou dar um exemplo: Se uma grande amiga sua passa por você na rua e não o cumprimenta, o que você pensaria? Uma hipótese seria você pensar : “O que será que eu fiz para ela?” A partir disso, é possível que você se sinta ansioso por uma resposta e, ao chegar em casa imediatamente liga para ela para perguntar. Uma segunda hipótese, seria: “Quem ela pensa que é para me esnobar assim?” Então, você sente raiva e vai logo tirar satisfação com sua amiga. E uma terceira alternativa seria você pensar: “Coitada… deve estar enfrentando algum problema sério para estar assim tão distraída”. Você sente uma certa compaixão por sua amiga e se coloca à disposição para ajudá-la.
Percebemos assim as conexões entre o que pensamos, como nos sentimos, como nos comportamos, quais reações físicas experimentamos e como tudo isso é influenciado e influência no ambiente a nossa volta. A TCC auxilia na compreensão dessas conexões, fazendo-nos pensar sobre o que pensamos, identificando possíveis distorções em nossa maneira de interpretar o que acontece em nossa vida, o que pode estar gerando algum desconforto emocional ou até transtornos mais severos.
Ao longo desse processo em que terapeuta e cliente trabalham juntos, de forma colaborativa, aprendemos habilidades que nos possibilitam pensar de forma mais funcional e realista, influenciando fortemente nossas respostas emocionais e comportamentais, o que levará a mudanças significativas em nosso estado de humor, nos relacionamentos, na resolução de problemas, enfim, melhorando nossa qualidade de vida.
Texto por: Isabel Cristina Mendonça, psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental